1.

Beba Água.

Beba muita água na semana anterior a sessão. A água é um elemento essencial para todas as nossas atividades metabólicas. Sem ela, o processo de cicatrização de uma tatuagem pode ser atrasado. Bebendo bastante água, você garante que vai estar tudo em ordem.

2.

Use Hidratante Corporal.

Hidrate a região que será tatuada. A água é muito importante para todo o corpo, porém, só bebendo, não é possível hidratar 100% a pele, por isso que é preciso usar hidratantes corporais para garantir essa hidratação.
Os hidratantes irão estimular a renovação da pele. Fazendo isso, a agulha, na hora de tatuar, terá menos resistência para perfurar a pele e ficará mais fácil de pigmentar aquela região. Assim, o processo de fazer a tatuagem ficará facilitado, já que o tatuador não precisará ficar passando a agulha nos mesmo lugares várias vezes para pigmentar melhor.
Lugares como joelho, cotovelo, lateral do pulso, dedos, pés e mãos são naturalmente mais ressecados, então precisarão ser mais hidratados, talvez com cremes mais concentrados ou mais frequentemente. Hidrate a região sempre que possível!

3.

Não Sobrecarregue Seu Fígado

Não faça uso de drogas ou beba álcool no dia anterior. Ingerir ou fazer uso dessas substâncias sobrecarrega o seu fígado – por isso que depois vem aquela famosa ressaca. A tatuagem é um procedimento que irá gerar um processo inflamatório e precisará de toda a atenção do seu corpo – principalmente do seu fígado – para realizar uma cicatrização perfeita. Sobrecarregar o seu organismo no dia anterior a sua tatuagem pode prejudicar essa cicatrização, facilitando o desenvolvimento de infecções e falhas.

4.

Precisou Tomar Remédio? Avise!

Não faça uso de nenhum anti-inflamatório, AAS (aspirina) ou qualquer outro medicamento para dor e febre no dia anterior ou no dia da sessão.
Medicamentos desse tipo interferem na cascata de coagulação e/ou no processo de inflamação natural do corpo – ambos importantíssimos para uma cicatrização perfeita da sua tatuagem. Então, nem antes e nem durante a cicatrização, utilize esses medicamentos, a menos que seja extremamente necessário – receitado por um médico. Se você precisa tomar eles regularmente por algum problema de saúde, avise o seu tatuador e saiba que a sua cicatrização será mais lenta por conta deles, então você precisará tomar mais cuidado para não desenvolver uma infecção.

5.

Alimente-se Bem.

Se alimente bem antes da sessão. Refeições regulares e nutritivas são essenciais para uma cicatrização perfeita da sua tatuagem, além de diminuir as chances de a sua pressão baixar durante a sessão e garantir uma coagulação sanguínea competente. Além disso, quando estamos com fome, podemos ficar mais sensíveis a estímulos negativos, como por exemplo, à dor. Então coma bem!

6.

Planeje o Período de Cicatrização.

Planeje sua rotina de acordo com o local da sua nova tatuagem. Ao fazer uma tatuagem, o local ficará: 1) inchado e 2) dolorido. Precisará: 3) ficar em repouso, sem ser esticado, friccionado ou apertado por roupas , 4) ser limpo regularmente, 5) não pegar Sol. Quando maior e mais complexa a tatuagem, mais cuidado após a sessão você precisará ter. Então se planeje! Organize a semana após a tatuagem de acordo com os cuidados que você precisará ter com ela. Lembre-se que serão necessários somente alguns dias de cuidados para garantir uma tatuagem bonita para sempre!
Locais como axilas, pés, mãos e regiões anal e genital possuem naturalmente uma colonização maior de bactérias, se você quiser tatuar esses locais, precisará ter mais cuidado com a limpeza.
Locais em que a pele dobra com a movimentação natural do corpo precisam de repouso, então você terá que ficar pelo menos os primeiros dias evitando mexer a região.